Se você gosta de velocidade e muita adrenalina sobre rodas, o Moto GP é o campeonato perfeito para assistir com os amigos e familiares. Neste artigo, separamos tudo que você precisa saber o Moto GP 2023, onde assistir, o calendário, como funciona, e muito mais.
Anúncios
Neste campeonato você irá se surpreender com as ultrapassagens arriscadas, a velocidade intensa e muita emoção.
Anúncios
Então, prepare-se para se empolgar com muita adrenalina que o Moto GP irá te proporcionar.
Inegavelmente, o campeonato de Moto GP é um dos esportes mais antigos quando o assunto é motor e adrenalina. Sua primeira competição aconteceu em 1949 e o britânico Leslie Granham conquistou o título.
Anúncios
Naquela época, o campeonato era conhecido como 500cc, por conta das cilindradas das motocicletas participantes. E, ao longo dos anos, o campeonato Moto GP foi evoluindo e surgindo algumas categorias.
Atualmente, o campeonato é composto por três categorias: Moto GP, Moto2 e Moto3. A Moto GP é a categoria principal, na qual os pilotos encaram desafios extremos repletos de adrenalina e surpresas.
Já a categoria Moto2 substituiu a antiga 250cc e a Moto3 substituiu a 125cc. Em 2019, surgiu a categoria MotoE, uma categoria revolucionária que utiliza moto elétricas de alta performance.
A 75ª edição apresentou algumas alterações muito significativas no regulamento desse esporte. Uma das modificações é a introdução das corridas Sprints que acontecem exclusivamente aos sábados na categoria Moto GP. Essas corridas são mais curtas se comparadas com as corridas principais e acontecem aos domingos seguindo o formato do Grande Prêmio.
Contudo, o Moto GP sempre foi palco de grandes rivalidades e talentos excepcionais como o piloto Giacomo Agostini que já conquistou 8 títulos. Pilotos lendários fizeram história no Moto GP, mostrando habilidade, coragem e muita determinação em duas rodas.
No Moto GP, o grid de largada é composto por três colunas, seguindo o mesmo formato das principais categorias do automobilismo. As posições de largadas são definidas com base nas voltas mais rápidas realizadas durante o treinamento classificatório.
As corridas são intensamente disputadas do início ao fim, sem paradas nos boxes para trocas de pneus e reabastecimento de combustível. Os pilotos precisam manter o ritmo consistente e administrar os recursos durante toda a prova.
Em caso de chuva durante a corrida, uma bandeira branda é mostrada, indicando que os pilotos têm autorização para ir aos boxes e trocar de motocicletas por outras idênticas às que estavam pilotando. Todavia, com pneus adequados para condições de pista molhada ou intermediária, em vez de pneus slicks geralmente utilizados em corridas com pistas secas.
Por fim, no Moto GP até o 15º piloto recebe pontos em uma corrida. O sistema da pontuação é distribuído da seguinte forma: o vencedor da corrida ganha 25 pontos, o segundo colocado ganha 20 pontos, o terceiro 16 pontos e assim por diante até aos 15º colocado que receberá 1 ponto.