Passo a passo para utilizar o App Sinesp Cidadão

Passo a passo para utilizar o App Sinesp Cidadão e consultar Veículos.

Anúncios

1º Passo: Entrar na sessão Consulta

Anúncios

Abra o aplicativo Sinesp Cidadão e clique em “Veículos”. Lembrando que o app solicitará login com a conta gov.br.

2º Passo: Autorizar permissão

Anúncios

Após realizar o login, clique em “Permitir Localização” para dar continuidade. Isso será necessário para ter acesso a algumas áreas do app.

3º Passo: Verifique a placa do carro

Clique novamente em “Veículos”, digite a placa desejada e logo depois em “Buscar Veículo”. Além disso, o aplicativo permite marcar a opção “Placa Mercosul”.

app Sinesp Cidadão
Imagem Google

App Sinesp Cidadão, conheça Novas Funções

4º Passo: Informações finais

Por fim, se o veículo estiver sem nenhuma irregularidade, o aplicativo Sinesp Cidadão exibirá a mensagem “Sem registro ou alerta de roubo/furto”.

Contudo, se algum problema for detectado, o app exibirá a mensagem “Veículo roubado”. Assim como, uma recomendação de evitar qualquer abordagem por conta própria e entrar em contato com a polícia através do número 190.

Outras funcionalidades do aplicativo Sinesp Cidadão

Além da consulta de placas dos veículos considerados suspeitos, o aplicativo Sinesp Cidadão oferece algumas funções interessantes.

A primeira função adicional é a consulta de mandados de prisão aguardando cumprimento. Esses mandados são mantidos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A segunda função é a lista dos Criminosos procurados pela Justiça do país. Esta lista é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com informações de foto, nome, apelidos e históricos que explicam os crimes que os procurados cometeram.

Além disso, o app Sinesp Cidadão permite consultar informações sobre Pessoas Desaparecidas. Atualmente, esses dados são provenientes de boletins de ocorrência de desaparecimento enviados por todas as Unidades de Federação ao Sinesp.

Por fim, o app oferece o recurso Participação Cidadão na qual é possível encaminhar denúncias diretamente à Ouvidoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que direciona aos órgãos competentes.

Todavia, este último recurso está disponível apenas aos usuários que residem nas cidades cobertas pelo programa Em Frente Brasil.