Veja tudo sobre o IPVA 2024 do Seu Estado ( Calendário IPVA, Desconto, Isenções e Muito Mais ) :
Anúncios
O ano mal começa e já temos que nos preocuparmos com os prazos de pagamentos de algumas contas importantes. Uma das contas importantes que precisamos ter prioridade máxima é com o pagamento do imposto IPVA.
Mas, afinal de contas, o que é o IPVA? Para que serve? Todos os estados pagam o mesmo valor? Como é feito o pagamento?
Diante de muitas dúvidas, decidimos criar este artigo para explicar tudo que você precisa saber sobre o IPVA e realizar o pagamento sem maiores problemas.
Cabe ressaltar que, até o presente momento, 18 Estados e o Distrito Federal divulgaram as informações de pagamentos sobre o IPVA 2024.
Antes de tudo, de acordo com os últimos dados do IBGE, como o preço do veículo usado caiu em média 4,26% até novembro, a tendência é que o valor do IPVA seja menor.
Isso acontece porque a maioria dos estados brasileiros usa como referência para calcular a alíquota do IPVA o valor venal dos veículos.
Por exemplo, no Estado do Rio de Janeiro usa como referência a tabela Fipe e o percentual exato varia de acordo com o modelo e o ano do veículo.
Além disso, as alíquotas e as datas de vencimento variam de acordo com cada Estado. Os descontos chegam a 3% para aqueles que desejam pagar à vista. Em alguns casos, é possível parcelar em até cinco vezes o pagamento do imposto.
Carros elétricos, pessoas com deficiência e veículos com mais de 10 anos de uso podem ser isentos do pagamento do imposto, dependendo da região.
Conforme mencionamos acima, as alíquotas e as datas de vencimento variam de acordo com cada Estado. Confira a seguir a alíquotas, descontos e datas de pagamento de acordo com cada Estado.
Além disso, a alíquota do IPVA varia de acordo com o modelo e a idade do veículo e do estado onde o contribuinte reside. A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo e leva-se em conta a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)
Todavia, cabe destacar que para maiores detalhes, você precisa verificar no site da Secretaria da Fazenda da sua região.