O Bolsa Família é um programa social criado pelo Governo Federal brasileiro para ajudar famílias de baixa renda a melhorar suas condições de vida.
Anúncios
Através do programa, as famílias recebem uma quantia em dinheiro mensalmente para ajudar com despesas básicas, como alimentação, transporte, habitação e educação.
Anúncios
Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre como se cadastrar para o programa Bolsa Família e como receber o benefício.
Você também vai entender melhor quais são os critérios necessários para se qualificar para o programa e como usufruir dos benefícios.
Anúncios
Para se inscrever no Bolsa Família, o beneficiário precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico.
No CadÚnico, o beneficiário deve preencher os dados corretos e atualizados e também atender aos critérios da renda limite.
Todavia, o cadastramento no CadÚnico é apenas um pré-requisito, isso não significa que a família terá a entrada imediata no programa.
Uma vez aceito no Programa, um cartão será emitido para o responsável da família beneficiária.
Esse responsável poderá sacar, todo mês, benefício sempre que o cadastro estiver com informações corretas e com dados completos do CPF do responsável da família beneficiária.
Cabe destacar que será aberta automaticamente Conta Poupança Social Digital para que o responsável familiar possa sacar o benefício com o cartão.
Além disso, nesta conta o responsável familiar poderá fazer transferências, pagar contas e também fazer PIX diretamente pelo aplicativo.
Contudo, caso os dados não estejam suficientes, será aberta uma conta simples apenas para pagamento do benefício Bolsa Família.
Todos os meses, o benefício é depositado, conforme data estabelecida pelo calendário do programa. O benefício será pago sempre nos últimos 10 dias úteis do mês, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável.
Por fim, quem já é beneficiário pode continuar sacando os benefícios com o cartão que já possui atualmente.