Veja aqui Onde receber e como receber o PIS 2023, Quem tem direito, Calendário PIS/PASEP 2023 e Tabela de valores PIS/PASEP 2023.
Anúncios
Será que o Programa de Integração Social, PIS de 2023 já tem datas definidas pela Caixa Econômica Federal? Como consultar este benefício? E quem tem direito?
Anúncios
Muitas perguntas e dúvidas são geradas a cerca do PIS 2023. Pensando isso, separamos neste artigo um guia com todas as informações do que você precisa saber sobre o PIS 2023.
Assim, se você quer saber se tem direito sobre esse benefício, como consultar, confira abaixo as valiosas informações sobre este assunto que separamos para você.
Anúncios
Antes de tudo, precisamos entender o que é o PIS/PASEP e para quem ele é destinado. A sigla PIS significa “Programa Integração Social” e, por sua vez, a sigla PASEP quer dizer “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”
Ambos são programas sociais que visam promover a integração do trabalhador no desenvolvimento dos órgãos públicos ou empresas privadas.
Conforme mencionamos acima o PASEP é destinado para trabalhadores do setor público. Além disso, este programa é administrado pelo Banco do Brasil. Já o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal.
Os beneficiários do PIS 2023 receberão o valor do programa em poupança ou conta corrente pela Caixa Econômica Federal. Além disso, o pagamento pode ser feito via PIX para contas em outras Instituições.
O procedimento do PIS é feito automaticamente e de acordo com o calendário disponível pela Caixa. Além disso, o beneficiário pode consultar se o valor do PIS está disponível através dos aplicativos: Caixa TEM e Caixa Trabalhador.
Ademais, você pode entrar em contato pelo atendimento Caixa ao Cidadão pelo número 0800 726 0207.
Todavia, para os beneficiários que não possuem conta digital, podem receber o valor do PIS 2023 usando o Cartão Cidadão em qualquer lotérica, caixas eletrônicos da Caixa Econômica e pelo Caixa Aqui.
Já o PASEP pode ser consultado pelo Alô Trabalhador (telefone 158) e aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Antes de tudo, o PIS/PASEP 2023 tem parcela total de R$ 1.320 referente ao salário-mínimo de 2023. Dessa forma, para receber o mencionado valor o trabalhador precisa atender alguns requisitos:
Ademais, cabe ressaltar que o trabalhador precisa ficar atento às informações oficiais divulgadas pelo Governo e pela Caixa Econômica Federal. Essas informações serão úteis para saber quando o benefício estará disponível referente ao ano-base 2022.
Infelizmente, o calendário de pagamento PIS 2023/2024 ainda não teve suas datas definidas. Isso aconteceu devido ao atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia.
Por conta disso, o período de recebimento foi estendido para dois anos. Diferentemente dos anos anteriores, o calendário PIS era divulgado no final de dezembro. E até o momento, não foram apresentadas as datas de pagamento do PIS referente ao ano-base 2022 e também os valores de suas parcelas.
Cabe ressaltar que o montante do PIS/PASEP tem por base o salário mínimo do ano de pagamento.
As informações do calendário de pagamento do PIS 2023 serão de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Já o calendário do PASEP 2023 seguirá o último dígito da inscrição.
Além disso, para realizar o cálculo do valor do programa é primordial ficar atento aos meses trabalhados. Ademais, o pagamento do abono é realizado de maneira proporcional e leva em conta a valor do salário mínimo vigente.