Fertilização in Vitro pelo SUS

Anúncios

Passo a Passo de como e onde realizar todo o processo de Fertilização de forma Gratuita!

Felizmente, desde 2012 através da Portaria de n° 3.149 o Sistema Único de Família (SUS) oferece o Programa de Reprodução Assistida por meio da Inseminação artificial ou por Fertilização in Vitro.

Anúncios

Além disso, o SUS disponibiliza gratuitamente tratamentos de reprodução assistida, fertilização in vitro, inseminação intrauterina, indução da ovulação, coito programado e injeção intracitoplasmática de espermatozoide, dentre outros.

Contudo, o processo para conseguir uma vaga para realizar a FIV pode levar anos e requer muita dedicação e paciência dos interessados. Uma vez que pode ser necessária mais de uma tentativa e esse procedimento somente em hospitais na rede pública capacitados em oferecer esse serviço.

Anúncios

Dessa forma, para ter direito a Fertilização in Vitro pelo SUS é necessário ter recebido o diagnóstico de infertilidade depois de ter tentado engravidar pelo método natural durante dois anos.

O primeiro passo é ir a uma Unidade de Saúde com seu cartão do SUS e marcar uma consulta com um ginecologista que te encaminhará para uma clínica de reprodução humana credenciada. Em seguida, o paciente deverá preencher alguns requisitos exigidos pelo próprio centro.

Veja Também

Requisitos como: limite de idade, números de cesárias realizadas, não ser portador de doenças crônicas, dentre outros. Caber ressaltar que a mulher não pode ser menor de 18 anos e nem maior de 37 anos, 11 meses e 30 dias de idade.

Além disso, ela não pode ter passado por três ou mais cesárias e também não pode ser portadora de nenhuma doença crônica grave ou infecciosa como hepatites B e C ou HIV.

Ademais, as pessoas envolvidas no procedimento do FIV passarão por diversas etapas como: consultas médicas, palestras educativas, entrevistas individuais, tratamento psicológico e outras etapas.

Por fim, apesar de o tratamento ser gratuito, é importante que o interessado pelo procedimento busque informações sobre as despesas que não são cobertas.