Explora os diversos tipos de leilões de carros disponíveis, detalhando suas características e vantagens. Além disso, oferece um guia prático para ajudar os compradores a adquirirem veículos usados de forma segura e eficiente nesses leilões.
Anúncios
Inegavelmente, comprar carros em leilão pode ser uma forma de economizar. Contudo, não são todos os tipos de leilões de carros que valem a pena.
Anúncios
Neste artigo, explicaremos o que você precisa saber sobre o Leilão de Carros, os principais tipos e como comprar um veículo usado.
Primeiramente, existem 4 (quatro) tipos de leilão de carros que são:
Anúncios
Neste tipo de leilão, o próprio proprietário do carro não consegue pagar o financiamento do bem, então o banco ou a instituição financeira recupera o veículo e o disponibiliza para leilão.
Geralmente, esses veículos não possuem danos estruturais graves e , por conta disso, é um dos tipos de leilões de carros mais seguros.
Neste caso, os carros sofreram algum tipo de sinistro e a seguradora optou por não fazer recuperação, devido alto custo.
Assim, adquirir veículos em leilão de seguradora pode não ser um bom negócio, pois eles podem ter danos estruturais mais graves.
Já neste tipo de leilão, as montadoras disponibilizam para o leilão carros que foram utilizados em operações internas e testes.
Dessa forma, por serem testados em condições extremas, esses carros podem ter danos estruturais significativos. Todavia, isso tudo dependerá do tipo de teste que foi realizado.
Para finalizar os tipos de leilões de carro, o Detran disponibiliza para leilões veículos que foram apreendidos e não foram procurados em um prazo de 90 (noventa) dias.
Normalmente, esses carros não têm muitos danos estruturais que demandam um alto custo de reparação. Dessa forma, pode ser uma excelente forma de compra.
Quando um carro recebe a classificação tipo A, isso significa que ele não possui grandes avarias (danos). E que, possivelmente, ele foi enviado a leilão por conta de um financiamento que não fora pago, por penhora ou por fazer parte da renovação de frota de uma empresa.
Para responder essas pergunta depende saber dos danos estruturais que o veículo tem. Todavia, é possível garantir que a desvalorização será de, no mínimo, 30% do valor de mercado.
Além disso, como não é possível fazer um Test Drive no bem de leilão antes de comprá-lo, fica mais difícil identificar falhas mecânicas.
Dessa forma, consultar o histórico do bem pode ser uma ótima estratégia antes de comprar um carro em leilão.
Realizando a consulta no histórico do carro, você saberá que o veículo sofreu alguma batida, restrições e impedimentos. Além de saber qual é o custo das peças de reposição do bem.
Entenda Quais São os Tipos.
Aprenda Como Comprar
Confira abaixo um exemplo de como essa informação pode aparecer na sua consulta:
Antes de tudo, você poderá saber se o carro tem algum dano estrutural e qual é a porcentagem de aceitação desse veículo no mercado.
Além disso, a informação sobre o risco de aceitação em comercialização te mostrará se você terá dificuldade de vender esse veículo.
Normalmente, carros com danos estruturais possuem uma taxa de aceitação menor.
Logo depois, você poderá visualizar o possível percentual de perda de valor desse veículo, segundo a Tabela FIPE atual.
A Tabela FIPE mostra o preço médio de qualquer tipo de veículo comercializado no Brasil.
Além disso, esse valor costuma ser utilizado como referência para a compra e venda de veículos usados e seminovos.
Para finalizar, você poderá ver qual é a probabilidade desse veículo ter que passar por uma vistoria especial no momento da contratação de um seguro.
Essa vistoria será feita para identificar danos estruturais e adulterações ou fraudes nos documentos do veículo.
De fato, todas as informações da consulta completa são imprescindíveis para quem quer negociar veículos de leilão, garantindo uma compra segura, pelo melhor preço.