Anúncios
Veja aqui Onde receber e como receber o PIS 2023, Quem tem direito, Calendário PIS/PASEP 2023 e Tabela de valores PIS/PASEP 2023.
Será que o Programa de Integração Social, PIS de 2023 já tem datas definidas pela Caixa Econômica Federal? Como consultar este benefício? E quem tem direito?
Muitas perguntas e dúvidas são geradas a cerca do PIS 2023. Pensando isso, separamos neste artigo um guia com todas as informações do que você precisa saber sobre o PIS 2023.
Assim, se você quer saber se tem direito sobre esse benefício, como consultar, confira abaixo as valiosas informações sobre este assunto que separamos para você.
O que PIS/PASEP 2023?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o PIS/PASEP e para quem ele é destinado. A sigla PIS significa “Programa Integração Social” e, por sua vez, a sigla PASEP quer dizer “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”
Anúncios
Ambos são programas sociais que visam promover a integração do trabalhador no desenvolvimento dos órgãos públicos ou empresas privadas.
Conforme mencionamos acima o PASEP é destinado para trabalhadores do setor público. Além disso, este programa é administrado pelo Banco do Brasil. Já o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal.
Onde receber e como receber o PIS 2023?
Os beneficiários do PIS 2023 receberão o valor do programa em poupança ou conta corrente pela Caixa Econômica Federal. Além disso, o pagamento pode ser feito via PIX para contas em outras Instituições.
Anúncios
O procedimento do PIS é feito automaticamente e de acordo com o calendário disponível pela Caixa. Além disso, o beneficiário pode consultar se o valor do PIS está disponível através dos aplicativos: Caixa TEM e Caixa Trabalhador.
Ademais, você pode entrar em contato pelo atendimento Caixa ao Cidadão pelo número 0800 726 0207.
Todavia, para os beneficiários que não possuem conta digital, podem receber o valor do PIS 2023 usando o Cartão Cidadão em qualquer lotérica, caixas eletrônicos da Caixa Econômica e pelo Caixa Aqui.
Já o PASEP pode ser consultado pelo Alô Trabalhador (telefone 158) e aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Quem tem direito ao PIS 2023 e o seu valor?
Antes de tudo, o PIS/PASEP 2023 tem parcela total de R$ 1.320 referente ao salário-mínimo de 2023. Dessa forma, para receber o mencionado valor o trabalhador precisa atender alguns requisitos:
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais no ano de 2022;
- Não ter trabalhado para pessoa física. Dessa forma, excluem-se ao direito empregadas domésticas. Além de trabalhadores (urbanos ou rurais) empregados por pessoas físicas.
- Ter cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Por fim, ter trabalhado por pelo menos trinta dias com CPTS assinada no ano de 2022.
Ademais, cabe ressaltar que o trabalhador precisa ficar atento às informações oficiais divulgadas pelo Governo e pela Caixa Econômica Federal. Essas informações serão úteis para saber quando o benefício estará disponível referente ao ano-base 2022.
Calendário PIS/PASEP 2023
Infelizmente, o calendário de pagamento PIS 2023/2024 ainda não teve suas datas definidas. Isso aconteceu devido ao atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia.
Por conta disso, o período de recebimento foi estendido para dois anos. Diferentemente dos anos anteriores, o calendário PIS era divulgado no final de dezembro. E até o momento, não foram apresentadas as datas de pagamento do PIS referente ao ano-base 2022 e também os valores de suas parcelas.
Cabe ressaltar que o montante do PIS/PASEP tem por base o salário mínimo do ano de pagamento.
As informações do calendário de pagamento do PIS 2023 serão de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Já o calendário do PASEP 2023 seguirá o último dígito da inscrição.
Além disso, para realizar o cálculo do valor do programa é primordial ficar atento aos meses trabalhados. Ademais, o pagamento do abono é realizado de maneira proporcional e leva em conta a valor do salário mínimo vigente.