Veja os principais pontos abordados neste Post:
Anúncios
O Score do Serasa é um dos principais termômetros da saúde financeira de todo brasileiro. Ele indica para o mercado quais as probabilidades do consumidor pagar suas contas em dia.
Anúncios
A pontuação vai de 0 a 1.000 que indica a fidelidade do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado. O Score é uma análise de crédito feita pode bancos, instituições financeiras e outras empresas que fazem a verificação quando o consumidor solicitar algum tipo de crédito, como cartão de crédito, financiamento e empréstimo.
Score muito baixo corresponde de 0 até 300 pontos, indica grande probabilidade de inadimplência. Score de 301 até 500 pontos significa Score baixo que indica considerável probabilidade de inadimplência.
Anúncios
Já a pontuação de 501 a 700 pontos, o Score é bom que indica baixa probabilidade de inadimplência. A partir dessa pontuação, começa a existir uma boa chance de conseguir crédito.
Por fim, pontuação de 701 a 1000 pontos é um Score Excelente que indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, alta chance de conseguir crédito.
Em agosto de ano, a instituição Serasa lançou a ferramenta chamada Score 3.0. Essa ferramenta permite que os brasileiros conectem informações bancárias para compor o cálculo da pontuação no Serasa.
Isso dá maior autonomia aos brasileiros, permitindo que eles compartilhem os dados bancários e ajudem na construção de sua pontuação no Serasa. Os dados bancários serão incluídos na análise do perfil de cada consumidor.
Dessa forma, será gerado um resultado mais preciso e personalizado na pontuação, contribuindo efetivamente em uma melhor avaliação pelas empresas no momento de conceder o crédito.
A conexão bancária, principal recurso do Score 3.0, permitirá uma análise mais assertiva de todas as transações financeiras. Informações como: saldo disponível, os investimentos e o histórico do cheque especial.
Assim, quando o consumidor escolhe pela ferramenta Score 3.0 estabelecerá uma relação mais direta e efetiva com a Serasa, deixando seu indicador de pontuação mais personalizado e fiel à sua realidade.
Inegavelmente, o Score 3.0 oferece o benefício de melhorar ou pelo menos manter a pontuação do consumidor. Contudo, cabe ressaltar que a depender da gestão financeira do consumidor, a pontuação pode oscilar ao longo do tempo, mesmo após a conexão feita.
O que pode fazer que o Serasa venha reduzir a pontuação, caso o comportamento financeiro do consumidor altere. Lembrando que o Score é construído a partir de informações emitidas pelo mercado. E ao possibilitar a conexão bancária, o consumidor permitirá diretamente as informações bancárias que consequentemente facilitarão o acesso ao crédito.
A partir de agosto de 2023, os brasileiros de todo o canto do país poderá aderir ao Score 3.0 autorizando a conexão bancária. Essa ferramenta está disponível no site da Serasa e não precisa que qualquer pagamento para realizar a conexão com as instituições parceiras.
Até a presente data, as empresas parceiras são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Confira a lista completa no site do Serasa.
Por fim, Serasa reforça que a funcionalidade não permite qualquer tipo de operação nas contas bancárias conectadas no Score 3.0. Além disso, ressalta que nunca solicitará senhas e outras informações utilizadas para fazer transações e/ou movimentações financeiras.
Dessa forma, fique atento e desconsidere mensagens suspeitas ou solicitações de dados por terceiros, principalmente no mundo digital.