Aplicativos para identificar problemas no coração: evitando a insuficiência cardíaca

Anúncios

Você sabia que de acordo com o estudo realizado para Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Aurora, nos Estados Unidos os solteiros ao longo da vida têm cerca de duas vezes mais chances de morrer por insuficiência cardíaca do que os homens casados?

Por conta disso, preparamos este artigo para ajudar a elencar os melhores aplicativos para identificar problemas no coração. Ferramentas tecnológicas, uma dieta balanceada, medicamentos e a prática constante de atividades físicas ajudarão a afastar deste sério problema de saúde.

Anúncios

Os avanços na tecnologia móvel e na área da saúde têm permitido o desenvolvimento de uma variedade de aplicativos voltados para a detecção e monitoramento de problemas cardíacos.

Essas inovações têm o potencial de transformar a maneira como identificamos e lidamos com condições cardíacas, proporcionando uma abordagem mais acessível, conveniente e econômica para a saúde cardiovascular.

Anúncios

Contudo, cabe ressaltar que os aplicativos não substituem avaliações médicas regulares e profissionais de saúde especializados. Assim, com o equilíbrio adequado entre a tecnologia e os cuidados médicos, os apps para identificação de problemas cardíacos podem desempenhar um papel importante na promoção da saúde cardiovascular.

Como os aplicativos funcionam e suas vantagens?

Os aplicativos para identificar problemas cardíacos geralmente utilizam sensores presentes em dispositivos móveis, como smartphones e smartwatches, para monitorar diversos indicadores fisiológicos que podem estar relacionados a doenças cardiovasculares.

Veja Também

Esses indicadores incluem:

Frequência Cardíaca: A maioria dos aplicativos monitora a frequência cardíaca em tempo real por meio do uso de sensores de luz, que detectam as variações no fluxo sanguíneo sob a pele.

Eletrocardiograma (ECG): Alguns aplicativos e dispositivos mais avançados oferecem a capacidade de realizar um ECG, que mede a atividade elétrica do coração. Isso pode ajudar a identificar arritmias e outras irregularidades.

Variação da Frequência Cardíaca (VFC): A análise da VFC fornece informações sobre o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático, o que pode indicar estresse e risco cardiovascular.

Pressão Arterial: Alguns aplicativos são capazes de estimar a pressão arterial com base em dados como a frequência cardíaca e outros fatores.

Atividade Física: Monitorar os níveis de atividade física também é relevante, pois a falta de exercício pode contribuir para problemas cardíacos.

Monitoramento Contínuo: Os aplicativos permitem um monitoramento contínuo da saúde cardiovascular

Conveniência: Os usuários podem monitorar sua saúde no conforto de suas casas, eliminando a necessidade de visitas frequentes a clínicas médicas.

Alertas Precoces: Alguns aplicativos emitem alertas quando são detectadas irregularidades, permitindo que os usuários busquem atendimento médico de forma mais ágil.

Morte por insuficiência cardíaca: maior risco para os solteiros

Um novo estudo realizado para Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Aurora, nos Estados Unidos, mostrou que os solteiros ao longo da vida podem estar em maior risco de morrer por conta de insuficiência cardíaca quando comparadas com os casados.

Pesquisadores do estudo analisaram dados de 6.800 adultos norte-americanos com idades entre 45 a 84 anos acompanhados por cinco anos. Os estudiosos descobriram que os homens que nunca foram casados tinham duas vezes mais chances de morrer dentro de aproximadamente cinco anos após o diagnóstico do que as mulheres de qualquer estado civil.

Além disso, os solteiros ao longo da vida tinham cerca de duas vezes mais chances de morrer do que os homens casados. Ademais, os viúvosdivorciados ou separados não apresentavam maior risco de morrer, em comparação com os homens casados.

Em suma, a insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração fica muito fraco ou rígido para bombear o sangue para o corpo de forma eficaz, causando falta de ar, fadiga e até inchaço.

Infelizmente, a insuficiência cardíaca é uma condição sem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentosboa alimentação e a prática constante de atividade física.