Se você tem entre os 14 e os 24 anos e procura uma oportunidade para a sua primeira experiência profissional, precisa de ler este artigo. Hoje falaremos sobre como você pode se inscrever online no Novo Jovem Aprendiz e muitas dicas sobre esse grande Programa Social.
Anúncios
O Programa Jovem Aprendiz consiste na colocação de jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Existem empresas em todos os cantos do país que procuram jovens profissionais sem experiência profissional através deste programa.
Anúncios
Para fazer parte do programa Jovem Aprendiz, separamos abaixo como você pode se inscrever online e muitas dicas importantes para conseguir sua primeira oportunidade de emprego.
Então vamos descobrir como se inscrever, passo a passo e como funciona o programa Jovem Aprendiz.
Anúncios
Primeiro, o programa Jovem Aprendiz tem origem na Lei 10.097/2000 e determina que as médias e grandes empresas são obrigadas a contratar aprendizes com idade entre 14 e 24 anos para ingressar na empresa.
Os jovens devem ter entre 14 e 24 anos para se inscrever neste concurso. No entanto, esta regra acima não se aplica a aprendizes com deficiência.
Além disso, o programa Jovem Aprendiz é validado pelo governo federal e exige que as empresas ofereçam em média de 5% a 15% das vagas para aprendizes.
Este programa, na verdade, oferece aos jovens a oportunidade de aceder ao primeiro emprego com alguns direitos como: vale-transporte, salário, férias e outros direitos ainda na escola ou depois.
Conforme mencionado acima, é importante que seja uma empresa de médio ou grande porte e essa divisão é feita por meio de uma classificação simples.
As médias empresas do setor comercial precisam de 50 a 99 funcionários para participar do programa Jovem Aprendiz. As médias empresas do setor industrial precisam de 100 a 499 funcionários.
Mesmo em grandes empresas do setor comercial, elas precisam de mais de 100 funcionários. E para grandes empresas do setor industrial, o acesso ao programa Jovem Aprendiz exige que a empresa tenha mais de 500 funcionários.
Isso significa que, de acordo com a Lei nº 10.097/2000, as empresas de médio e grande porte, além do poder público, devem oferecer de 5% a 15% de seus empregados com jovens aprendizes.
Por fim, é possível encontrar vagas como Jovem Aprendiz em todos os estados. Um exemplo é o estado de São Paulo, onde existem diversas vagas de emprego oferecidas por empresas de diversos setores e indústrias.
Resumindo, essas foram as dicas sobre o programa Jovem Aprendiz e como você pode se inscrever online.
Na verdade, este programa é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e dar os primeiros passos rumo à independência financeira.
Por fim, se você gostou deste artigo, salve-o e compartilhe com alguém que precisa saber mais sobre o programa Jovem Aprendiz.
Gostou do conteúdo? Veja mais artigos em nosso Blog. São artigos gratuitos e informativos toda semana. Benéficos, Aplicativos, Dicas e muito mais!